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Publicado em 19/07/2013 09:22
Eu, o Senhor e o Leão
Quem nunca ouviu falar do pequeno e franzino Davi, filho de Jessé? Ele tinha a tarefa doméstica de apascentar as ovelhas de seu pai. E, num desses dias, um leão arrebatou uma de suas ovelhas. Diz a palavra de Deus que ele perseguiu o leão, tomou a ovelha de sua boca e o matou. Como e com que armas Davi lutou contra aquele leão não sabemos. Porém, podemos ter a certeza que Davi tinha uma intimidade tão grande com Deus ao ponto de dizer ao gigante Golias a frase que ficou pra história: Tu vens contra mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos, do Deus das fileiras de Israel, que tu insultaste. 1 Samuel 17:45. Mas como Davi buscava forças para ter tamanha coragem?
Com certeza, na sua intimidade com Deus. Davi O louvava o tempo todo. Enquanto apascentava suas ovelhas ele tocava sua harpa e cantava louvores de exaltação ao Deus dos exércitos. Talvez precisamos, hoje, fazer como Davi: louvar a Deus em todo tempo, buscando Nele forças para enfrentar os leões e gigantes que nos afrontam. Quando uma presa está na boca de um leão, ela não pede bênçãos materiais ou ,mesmo, espirituais, mas pede ao bom Deus que levante um valente que a possa tirá-la daquela situação, livrando sua alma da morte eminente. Deus procura , nesses últimos dias, valentes como Davi, que não confiam nas suas próprias forças, mas na força que vem do Deus todo poderoso. Muitas vezes haverá situações em que você se deparará com um leão e uma das presas pode ser um amigo, um familiar ou, quem sabe, seu próprio filho e você precisará buscar forças em Deus para o tira-lo das suas garras. É meu amado, muitas vezes estamos só nós, o leão e Deus!
Muitas vezes lutamos sozinhos, sem ninguém por perto, só nós e Deus contra os leões que intentam em todo tempo perturbar nossa intimidade com Deus, fazendo-nos sentirmos fracos. Por isso é preciso louvar a Deus em todo tempo. Mesmo nos momentos difíceis, é preciso louva-lo. Deus se agrada dos nossos louvores. Muitas das guerras enfrentadas pelo povo de Deus no passado, alguns das primeiras fileiras nas batalhas eram os levitas (homens preparados com instrumentos para levarem o povo a adorar a Deus). E, em todas essas guerras, Deus destruía os inimigos a frente.
Fomos feitos para o louvor de Sua glória. Permanecer inerte a Sua tamanha majestade, não reconhecendo Sua grandeza e poder nos torna homens e mulheres fracos na fé. Tudo que temos, o que somos vem do Senhor e só Nele podemos lutar e permanecer inabaláveis.
Como desistimos facilmente de Deus! Mas Deus nunca desistiu de nós. Você pode dar uma volta no seu passado e perceber quantas vezes Deus criou situações, usou pessoas e ambientes para que você pudesse se aproximar Dele. Pois muitas coisas Deus pode fazer, porém uma Ele não consegue: ir contra sua vontade, ou seja, decidir por você. Embora Ele bata sempre à porta do seu coração, só você tem o poder de abrir a porta e deixá-LO entrar. E, quando Ele entrar e você der o controle e a chave do seu coração a Ele, Ele fará morada em você, através do Seu Espírito Santo e, então, começará o processo da santificação. Mas, mesmo que você deixe Ele entrar em seu coração, o inimigo que não desiste, que é salteador e ladrão (João 10:10) tentará entrar pelas janelas de sua alma (os olhos e ouvidos). Mas, como janelas só se abrem por dentro, você também tem o controle delas e pode ou não abri-las. E, se tentar arrombar a porta do seu coração, se deparará com o Deus dos exércitos, batendo em retirada.
Nesses últimos dias Deus está procurando verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Pessoas dispostas a lutar contra hostes celestiais. Guerreiros do Senhor, revestidos da força do Seu poder para livrar presas das garras dos leões e gigantes de satanás. Guerreiros sem medo, pois não há porque ter medo, o verdadeiro Amor (Jesus) retira fora o medo( I João 4:18) . E sabe por que, em Cristo, nos chamam mais que vencedores? Porque lutamos uma guerra que já está vencida. Jesus venceu e expôs publicamente todos os nossos inimigos na cruz do calvário (E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. (Colossenses 2;15). Na sua ressurreição tomamos posse de Sua vitória, também.
Portanto, meu amado, não desista de lutar, enfrente seus inimigos espirituais, tendo a certeza que Deus é contigo e Quem luta por vós. Enquanto você luta, mesmo que, em algum momento, possas cair Deus o toma pela mão e te diz: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. Isaías 41:10-13 E, enquanto você estiver lutando, Ele dará ordens aos seus anjos para irem ao encontro dos seus queridos os protegendo.
Deus vai restaurando seus sonhos, sua saúde, seus filhos, seu casamento. Tudo Ele faz por você, enquanto você permanecer no bom combate e guardar a sua fé Nele, somente Nele.
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Publicado em 18/07/2013 17:43
A Mentira e Seus Benefícios
Atos 5.3-10
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviu. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós, vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.
Mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira. É o engano em seus diferentes aspectos; nocivo ao ser humano e ofensa grave diante de Deus. O diabo é o pai da mentira, ver (João 8.44) e, portanto, a mentira é um instrumento diabólico que o homem usa para sua própria perdição. O mais triste é que o homem ama a mentira, não ama a verdade, pois ele é mau por natureza (Romanos 1.25; Apocalipse 22.15).
A juventude, em termos gerais, está sendo arrastada à perdição eterna pelo prazer transitório da inclinação à droga, sexo, etc. Tudo não passa de uma grande mentira; é enganoso, anormal, trazendo prejuízos físicos, morais e espirituais. Tais coisas podem ser definidas como praticar a mentira. Esta prática abrange os mais variados aspectos da mentira como idolatria, homicídio, adultério, fornicação, cobiça etc.
Falar mentira é um mal muito comum em todos os ambientes e esferas da vida. Algumas pessoas dizem que certas mentiras são benignas, mas isto não é correto. Toda mentira, pequena ou grande, é um instrumento do diabo, portanto é recomendável que o crente não se comprometa com coisa alguma que possa levá-lo a mentir. Todo verdadeiro crente deve tratar tudo de uma forma positiva; na verdade o seu falar deve ser ”Sim, sim, Não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mateus 5.37).
Existe também a mentira doutrinária e a mentira teórica. O espírito do erro nega que Jesus Cristo veio em carne, nega que Cristo é Deus (I João 4.6). Esta é uma mentira doutrinária. A teoria da evolução é uma mentira teórica, pois nega a criação, negando assim o Criador que é Deus. Há pessoas que creem nessas mentiras, e haverá muitíssimos que irão crer na mentira por não terem dado crédito à verdade (2 Tessalonicenses 2.10-12).
Quando Adão e Eva pecaram no Éden, o pecado entrou no ser humano; entrou a mentira, o mal e, consequentemente, a morte. ”Porque o salário do pecado é a morte”, mas graças a Deus que ”o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6.23). Portanto, ao homem agrada, por natureza, crer na mentira; agrada-lhe praticar a mentira e ele até mesmo ama a mentira. Repito, a mentira é prejuízo ao homem e, com todos os seus horrorosos aspectos, o degenera e o leva à perdição. O diabo com seu instrumental de mentira roubam, mata e destrói o homem. Está escrito: ”O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir” (Jo 10.10). O diabo lançou a sua mentira no mundo: ”a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (1 João 2.16).
Devemos aborrecer a mentira, em qualquer forma que se apresente, e não nos esquecermos de que o primeiro pecado grave, pecado de morte, registrado na igreja, foi uma mentira (Atos 5.1-11). Temos que amar a verdade, a qual está em nós, e estará para sempre (2 João 1,2). Procuremos praticar a verdade em nossas vidas, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade. Cristo disse: ”Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6). ”Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” (Efésios 4.25). Temos que deixa essa mania te mentir por besteira, e se deixa levar por mentira em algumas situações de nossas vidas, ver em apocalipse qual será o final de quem tem a mentira como parceira no seu dia a dia; Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21.8, diz também, Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira. Apocalipse 22. 15 temos um proposito quando aceitamos a jesus e viver uma nova vida, e o desejo do meu coração é que todos deixe essas pequenas mania de lado e sirva ao senhor com toda sinceridade e no demais que o senhor continue nos abençoando, de seu amigo e irmão.
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Publicado em 18/07/2013 17:41
Por Que os Casais Entram em Crise
Por que os casais entram em crise: Por causa das bagagens. Essas bagagens são seus bons e maus costumes, toalha molhada, controle de tv, urina na tampa do vaso, perfeição ou a falta na limpeza.
Bagagens temperamentos.: marido ou esposa sanguíneo aquele ou aquela que se ira com facilidade e, barulhenta, desorganizada, impulsivo.
Marido ou esposa melancólico pessimista, perfeccionista, sensível, teimoso, duvidoso, antissocial.
Marido ou esposa fleumático, calma, frio, tranquila, bem humorada, muito prática, desligada. Caseiro.
Marido ou esposa colérico, pavio curto, nervoso, vingativo, sedutor, odeia detalhes, gritar com um colérico normalmente não é eficaz, pois a disputa verbal o estimula. Já a reação passiva o irrita profundamente.
As pessoas pensam que vão se casar príncipes e princesas.
O certo era antes de se casarem mostrar um para o outro a sua bagagem e ver o que vão levar para o casamento e o que vão jogar fora. A questão não é achar a pessoa certa e ser a pessoa certa.
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Publicado em 18/07/2013 10:49
Valentes Também Choram!
O dicionário online wikipédia define o choro em sua fisiologia como: “O choro, pranto (choro em excesso) ou ato de chorar ou lacrimejar é um efeito fisiológico dos seres humanos que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, geralmente quando estão em estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, depressão, dor, saudade, alegria exagerada, raiva, aflição, etc. O sistema límbico, sistema do cérebro responsável pelos sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardados, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro. Depois disso, várias substâncias envolvidas no processamento das emoções, como noradrenalina e serotonina, e. g., são liberadas. Através do sistema nervoso independente (responsável por ações como piscar dos olhos) causarão a contração da glândula lacrimal, liberando a lágrima”.
Ainda continua explicando o processo fisiológico do choro: “Esses fenômenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano. Pode-se dizer que há alguns tipos de choro: o resultante de algum tipo de emoção espontânea ou simulada e o intermitente ou persistente, que pode surgir sem motivo e indica uma possível doença como depressão, por exemplo”.
Todos nós choramos! E confesso que o choro tem sido quase uma rotina na minha vida, por diversos motivos. Alguns ruins e outros extremamente bons. Quem nunca se sentiu triste e chorou? Quem nunca se sentiu amargurado e chorou? Quem nunca se sentiu alegre e chorou de alegria? A bíblia está repleta de pessoas que choravam. Homens, mulheres, reis, rainha, governadores, sacerdotes e profetas choraram. Alguns constantemente e outros um pouco menos. O profeta Jeremias é conhecido por ser um profeta chorão. Jesus chorou por algumas vezes também e falar isso espanta muita gente..
Jesus chorou pois era homem como todos nós. Tinha sentimentos e sentia dor. Jesus era 100% homem e 100% Deus. Chorou no Getsemani e neste dia o seu choro foi tão intenso que o seu suor transformou-se em gotas de sangue devido ao seu grande sofrimento (Lucas 22:44). Chorou ao ver Lázaro morto e suas irmãs chorando (João 11). Chorou por Jerusalém que o rejeitou (Lucas 19:41).
Fato é que valentes choram. Só os mortos não choram mais! Então você valente, que tem chorado assim como eu, existe uma bem aventurança para aqueles que choram! (Mt 5:4)
O que não podemos é viver abatidos e amargurados porque o espírito firme irá te sustentar na doença e o abadito é insuportável (Proverbios 18:14)
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Publicado em 18/07/2013 10:18
Nada Poderá nos Separar do Amor de Deus
Satanás trabalha para que o cristão não saiba ou duvide que se encontra firme para sempre nas mãos de Deus, como se afirma em Romanos 5.2 e em muitas outras passagens bíblicas.
É impressionante como ele consegue cegar o cristão para as afirmações feitas pelo próprio Jesus, como esta que encontramos em Jo 10.27-29: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.”.
Ah, como isso fere ao diabo, saber que Ele não poderá ter no inferno a nenhum dos que Jesus genuinamente justificou e regenerou.
Por isso ele trabalha para infundir a dúvida no cristão, de que pertence realmente a Deus para sempre, e que Deus o aceita completamente como filho, apesar de suas imperfeições e limitações.
O diabo deseja que você creia que de alguma forma, você pode perder sua redenção e ele soprará sobre você para que se sinta inseguro e intimidado.
Por isso você deve colocar o capacete da esperança da salvação.
Esta esperança significa que você pode aguardá-la como coisa segura e certa, porque Deus é fiel para cumprir a promessa de salvá-lo eternamente e de que ninguém tirará você das mãos de Jesus e das mãos do Pai, como se lê em João 10.27-29 e Romanos 8.32-39:
“João 10:27-29 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.”
“Rom 8:31-39 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
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Publicado em 12/07/2013 12:07
A Verdadeira Vida Abundante.
A ideia de vida abundante para muitos, é uma vida de alegria e conquistas.
E, na verdade, é.
Uma alegria que não depende de situações que somente alegram e conquista, no maior sentido da palavra; Superior à que satisfaz ao ego, somente.
O ouvir o som da responsabilidade ou deveres, tem dado um lugar enorme ao som “macio” da conquista de uma situação livre de pedras no caminho, para então, irmos adiante.
Fugindo desta forma de conquista, apenas, ouvimos:
“Não me fale, isso”! Eu não quero ouvir mais sobre, mais deveres, ou dificuldades, pois Jesus já conquistou tudo para mim.
O pragmatismo impensado, gritando, com toda a sua indignação em relação a esse “desconforto”, em ouvir toda a verdade, mais do que bradando para uma verdadeira conquista.
Este é o triste retrato que temos visto, sendo “pintado”; A ideia torpe fomentada.
Tem se tornado insuportável, este “peso” imposto por pregadores e igrejas que, neste “casamento”, de interesses, tem arrastado “os filhos” para um descuidado exemplo.
A vida abundante deixou de ser a vida que supera dificuldades e resiste a tempestades, para ser, simplesmente, a vida que obtém primeiro, para ser feliz depois.
Jesus conquistou de fato, uma vida abundante para nós, os que o aceitamos, sem dúvida; mas como isso tem sido deturpado!
A vida abundante é ABUNDANTE. Porém, antes disso é VIDA.
Vida é algo bem maior; Algo maior do que humanamente a sustem feliz.
“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” Mateus, 6:25.
Não fosse assim, seria, a boa parte dos cristãos no mundo, sofredores de alguma falta, uns fracassados e, com eles, boa parte dos servos presentes no antigo e novo testamento.
Não é necessário ir muito longe para ver os frutos, destes que absorvem este ensino carente ou ignorante de um contexto Bíblico.
Nos dias atuais, o amor ao Deus da benção se esfria e com ele, todos os atributos desse amor, afinal, com a desculpa de que Jesus já pagou o preço para que tenhamos uma vida abundante, temos, é que tê-la, somente!!
Para que, o restante? De que serve pensar em outros atributos, como os frutos do Espirito, tão deixados de lado na “NEO” prática cristã que só busca para si?
É a nossa triste crença atual e inclusive cristã, do ter, que infelizmente é bem maior do que o SER.
Vida abundante é a vida que transborda de vida. Não, de conquistas materiais, de empregos e cargos e tudo o mais que a igreja entende, como sendo de direito, porque ela já sofreu muito…
Por conta de certos equívocos em relação a essa ideia de “restituição” a qualquer preço, nos tornamos bem parecidos com as classes sociais que querem mais os seus direitos, em detrimento da coletividade.
Não há como não alertar a esta igreja “consumista” de bênçãos e milagres, que não admite o viver sem eles.
Gostaria de saber onde se enquadram os que vivem uma vida de privações ao redor do mundo, ou que abrem mão de suas vidas em favor do evangelho? “Dormiram no ponto”? Estão cegos pelo pecado? São carentes de uma fé genuína?
A vida “abundante” dos cristãos que se refestelam em “shows gospels” que levam a uma expressão-carnal-santa, dentro das igrejas, não suportam nem a si, em momentos onde o Deus da benção os quer fazer crescer, o que dirá, ao restante dentro e fora dela.
O Fruto, é o amor frio, que tem “resfriado” a muitos.
Vida abundante passou a ser a vida que vai para as ruas e lá, ao invés de glorificar e anunciar o Salvador e seu amor diante da incapacidade do pecador, está mais para conquistar o direito de resposta, aos ofensores da igreja.
Deus honra a seu povo, e quer pra ele o melhor; A Igreja, deve conquistar e avançar para conquistar o mundo para Deus.
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Publicado em 09/07/2013 10:17
Deus Resiste a Corações Soberbos
O texto do sermão do monte começa assim: “BEM AVENTURADOS” (muito felizes) os pobres (humildes) de espírito, porque deles é o Reino dos céus (Mateus 5:3). Sim, são muito felizes, são felizes demais os humildes de espírito, pois o Reino de Deus precisa de pessoas assim, de coração simples, puro e espírito quebrantado, isso sim, agrada a Deus (Salmo 51:17). Ele não precisa de voluntários, nem tão pouco de concorrentes, mas de servos e imitadores Seus destinados a servi-LO em amor. E não há outra forma de servir a Deus a não ser servindo às pessoas. Mas o que vemos nesses últimos dias são pregadores arrogantes ensinando às pessoas que elas não precisam passar por humilhações, não precisam sofrer por amor a Cristo. Por isso vemos igrejas espalhadas por todos os lados, de várias cores e modelos, porém, procuramos esses cristãos durante a semana e não os encontramos. Basta uma fechadinha no transito para que todos buzinem e gritem loucamente seus desafetos. Busque na Bíblia algum lugar em que Jesus tenha dito que neste mundo não passaríamos por aflições, perseguições ou sofrimentos por amor a Ele. O próprio apóstolo Paulo foi um exemplo de que ele mesmo se gloriava por saber que estava sofrendo perseguições por amor a Jesus. Foi ai que ele afirmou: o morrer é Cristo e o viver é lucro (Fil. 1:21), também disse: tudo posso Naquele que me fortalece(Fil. 4:13). Ele estava querendo nos dizer que todas as privações ele poderia passar por amor a Cristo e ao Seu Reino.
Quantas vezes vemos pessoas, até mesmo nas igrejas, que participam dos cultos, até se envolvem com os trabalhos da igreja, leem a Bíblia diariamente, cantam na frente, mas vivem sofrimentos pessoais terríveis. São sem sorte nos negócios, nos amores, nos estudos e muitas vezes perguntam a Deus por que estão passando por tais provações. E a resposta de Deus é: Eu rejeito aos soberbos, porém dou graça aos humildes (Tiago 4:6). Baixe sua bola, coloque-se no lugar de servo, não queira ser maior que ninguém, pois você não o é! Aprenda a se humilhar na Minha presença e ser humilde na presença dos outros se quiser ser exaltado, reconheça que sem mim você não é nada. Lave os pés dos outros, assim como eu fiz. Antes de querer ser grande, torne-se como o menor dentre eles (Lucas 22:26).
O pior é que soberba não sai com orações, é preciso rejeitá-la. Uma das formas que Deus tem pra fazer o homem deixar sua soberba é a provação, passando pelo “deserto” de Deus. A oração de um soberbo, arrogante, Deus a rejeita, porém permite que Seu Espírito Santo o mostre que ele precisa se humilhar sob Sua poderosa mão, reconhecer que pra ser grande é preciso tornar-se pequeno. E como saber se o nosso coração é soberbo? Simples, se você é daqueles que dizem não levar desaforos pra casa e que diz: comigo é assim, quando quero falar, não mando recados e o que quero dizer digo na “lata”, doa em quem doer, pois sou “verdadeiro”. Se a nossa “verdade” magoa, machuca as pessoas, se não conseguimos exortar em amor, não há bênção nisso e é melhor ficarmos calado e tratar, primeiro, o nosso coração e, só assim, falar e exortar aos outros em Amor. Jesus foi Aquele que mais levou desaforos pra casa. Muitas vezes quando quiseram enfrentá-lO, desafiá-lO ou provocá-lO Ele saiu de mansinho, deixando-os falando sozinhos. Ele sabia que discutir com corações soberbos, arrogantes não o levaria a nada.
Às vezes vemos muitas discussões nas ruas, na TV, no trabalho, na internet. Pessoas discutindo sobre religião, fé, homossexualidade. A propósito, você não precisa dizer ao homossexual que ele está vivendo em desacordo com a vontade de Deus o seu próprio espírito já o diz isso. Na sua grande maioria já existem guerras internas terríveis, não porque a sociedade os rejeita, mas porque seu próprio espírito rejeita essa situação, trazendo muitas vezes sintomas de depressão e sofrimentos internos (Exemplos: Cazuza, Renato Russo, Cássia Helen e muitos outros). O que precisamos, sim, é amá-los, mas amar com Amor que vem do coração de Deus, pois não os vê como nós os vemos e apresentá-lo a esse AMOR (Jesus) e deixar que o Espírito Santo de Deus os convença do pecado. O que ele vai fazer com esse Amor passa a ser de sua responsabilidade.
Há muitas discussões tolas entre as pessoas. Muitos nem se quer querem saber se o que estão fazendo está de acordo com a vontade do Pai. Se o seu espírito está testificando com o espírito de Deus que és mesmo um filho de Deus ou se o seu nome, verdadeiramente, está escrito no livro da Vida. E discutem entre si querendo saber por quê o céu é azul, se Adão tinha umbigo ou não ou se os escravos de Jô jogavam caxangá (rs). Devemos como cristãos, evitar tais discussões e falatórios e pregarmos, tão somente, o grande Amor de Deus por todos nós e de Sua infinita graça. Com certeza Esse Amor há de cobrir multidões de pecados e fazer com que o pecador chegue ao arrependimento e pleno conhecimento de Deus e de Sua vontade, dando-lhes forças pra resistir a qualquer tipo de pecado ou tentações. O Próprio Jesus disse não ter vindo para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele (João 12:47). Por isso, quando, em muitas ocasiões, perguntaram a Jesus algo que Ele sabia ser verdade, sua resposta fora: “TU O DIZES”, ou seja, tua boca está falando o que é verdade. E o próprio espírito vai convencendo o homem do seu pecado da arrogância e Deus pode, até, usar pessoas para o resistir, afim de levá-lo ao arrependimento da soberba. Quantas vezes vemos nas TVs ou nos púlpitos pregadores que, mesmo com grande conhecimento de Deus, usam de arrogâncias em suas pregações, falando coisas que, embora sejam verdades de Deus, os seus sentimentos são carnais e muitas vezes são resistidos pelo próprio povo. Talvez seja essa a forma que Deus tem de fazer voltá-los ao conhecimento de Deus pela humildade e não pela arrogância.
Deus, pelo seu infinito Amor por nós, nos repreende da mesma forma que nos ama (Apoc 3:19). Por isso, quando não obedecemos a Sua vontade, não nos colocamos no lugar de servos Dele e tentamos fazer as coisas conforme a nossa vontade e não a Dele, Ele, como pai amoroso que é, nos coloca numa espécie de “Cantinho do Pensamento” para refletirmos mais a respeito Dele e de Sua vontade. A Palavra de Deus nos diz que o sábio, quando repreendido, torna-se mais sábio ainda (Prov. 9:9). Então meu querido irmão/amigo aceite a repreensão Daquele que quer o melhor pra nós e que nos ama com um Amor incondicional.
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Publicado em 08/07/2013 17:48
Tudo a Respeito do Jejum
Mt 6.16-18.
Quando jejuardes, não vos mostreis contristado como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que o homem pareça que jejuam em verdade vos digo que já receberam o seu galardão, porem quando jejuares unge a cabeça e lava seu rosto. Para não parecer aos homens que jejuas, mas sim teu pai, que esta oculta; e teu pai, que vê o que esta oculta e te recompensará.
No Antigo Testamento o jejum era aplicado por vários motivos, jejuavam pelos mortos, pelo infortúnio e tristeza como expressão da dor pelos pecados os próprios fariseus jejuavam duas vezes na semana. A oração e o jejum estavam unidos na pratica daqueles crentes que vinham do gentilismo. O apostolo Paulo procura evitar a ideia de dar ao jejum um valor independente. A palavra jejum não consta nos melhores manuscritos, em síntese, era um sacrifício ao qual se abstém dos alimentos, muito antigo em Israel, é bem provável que seja uma forma de agradar aos deuses dos povos do antigo oriente. Sempre em uma situação de emergência, como guerra, fome ou praga, era proclamado em todo o Israel um jejum como forma de humilhação a Deus no período de socorro. O jejum em Israel continua por toda sua historia, sendo observado até no exilio babilônico, pelos profetas é visto como nulo, quando não se observa as legislações e memoria comunitária, como o direito e a justiça. No novo testamento, o jejum também é uma pratica da igreja cristã. Dois textos nos evangelhos citam uma explicação de Jesus que parece ser algo novo sobre a ação do jejum no individuo que o faz. Vale enfatizar que os jejuns que aparecem nos textos do antigo testamento e que reflete os tempos antigos da historia de Israel mostram algo coletivo, feito por todo o povo, já no novo testamento, vê-se um jejum individual, apenas em algum momento feito por toda comunidade.
Na bíblia, jejuar refere-se a abstenção de alimento por motivos espirituais, embora o jejum apareça frequentemente vinculado á oração, ele por si só deve ser considerado uma pratica de proveito espiritual. Na realidade, o jejum bíblico pode ser chamado de oração sem palavra. (1) Há três formas principais de jejum, vista na bíblia: (a) jejum normal _ a abstinência de todos os alimentos, sólidos ou liquido, mas não de água, (b) jejum absoluto _ a abstenção tanto de alimento como de água.
Normalmente este tipo de jejum não deve ir além de três horas por dia, pois a parte daí o organismo desidrata o que é muito nocivo á saúde, Moisés e Elias fizeram jejum absoluto por 40 dias, mas sobre condições sobrenatural, (c) o jejum parcial _ uma restrição alimentar, e não uma abstenção total dos alimentos. O próprio cristo praticava a disciplina do jejum e ensinava que a mesma deveria fazer parte da vida consagrada do cristão, além de ser um ato de preparação para sua volta. A igreja do Novo Testamento praticava o jejum, (3) O proposito do jejum com oração, (a) um ato para Deus, visando á sua honra (b), O crente humilha-se diante de Deus, para receber mais graça e desfrutar da presença intima de Deus;( c) expressa pensar por causa de pecados e fracasso pessoas cometidos; (d) busca graça divina para novas tarefas e reafirma nossa consagração a Deus (e) como um meio de buscar a Deus, e aproximar-nos dele e prevalecer em oração contra as forças espirituais do mal que luta contra nos, (f) como um meio de liberta almas da escravidão do mal, ( g) demostrar arrependimento e assim preparar o caminho para Deus muda seus propósitos declarados de julgamento; (h) com o jejum obtivemos a revelação , sabedoria e entendimento no tocante á vontade de Deus, (i) o jejum faz abrir o caminho para o derramamento do espirito santo, e para a volta de cristo á terra para buscar o seu povo.
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Publicado em 08/07/2013 17:38
Três Princípios Básicos que Regem o Cristianismo
Queria que vocês prestassem bastante atenção, para o que vou discorrer, porque, para chegarmos a conclusão de Mt 10.37, eu precisei, analisar e entender todo o contexto do capitulo de Mateus 10.
Porque, se isoladamente, eu pego Mateus 10.37, eu vou ter que dizer a vocês, que, todos nós temos que largar mão da nossa família em favor do Reino, não importa se você é o provedor da casa, não importa se a senhora é sozinha, não tem marido, mas tem filhos para cuidar, a senhora tem que larga mão deles e pronto; será se é isso que o texto nos quer falar? Se esse é o contexto exato quantos de nós estamos inseridos nele?
Frase Transicional: O Primeiro Principio Fundamental Que Rege O Cristianismo É:
1 – Amar A Deus Sobre Todas As Coisas
a) sobre a família: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.”
Pra entendermos Mateus 10.37, temos que didaticamente, analisar todo o contexto do capitulo 10. E temos que fazer algumas perguntas para todo capitulo:
Para quem Jesus se dirigia?
Qual a tarefa a ser executada?
Se havia, para que, serviria essa tarefa?
Qual objetivo a ser alcançado?
Jesus estava discipulando, e o discipulado exige treinamento, e em algum momento o discipulador envia seus discípulos para uma missão, uma tarefa diferenciada de qualquer outra atividade; Comunicar o REINO de DEUS.
Evidentemente que esta tarefa deve de ser realizada por pessoas que estão dispostas a viverem situações incomuns, diferenciadas, situações que não são comum no dia-a-dia das pessoas.
Todas as pessoas tem o chamado, mas nem todas serão comissionados;
Porque o chamado a todos pertence (ide); ser comissionado é para quem se dispõe (eis-me aqui);
Jesus tem um compromisso firmado pela sua palavra para com todos os seus comissionados:
Existe uma preocupação inerente a todos os comissionados: o que falar, como falar, pra quem falar;
Ele diz: Mt 10.19,20 Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. 20 Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês.
De simples espectadores, os discípulos estavam com a ordem de pregar à chegada do Reino dos céus as ovelhas perdidas de Israel; (vs 6,7) (respondemos o para quem);
Foi dado aos discípulos poder para curar, enfermos e leprosos, ressuscitar mortos, expulsar demônios; (vs 8) essa era a tarefa a ser executada,
Essa tarefa fazia parte do discipulado de Jesus, e serviria como tarefa FIM, apresentar-lhes o Reino de Deus; (respondemos o para que)
O objetivo a ser alcançado pelo desenvolvimento do ministério dos comissionados, como resultado da sua EFICÁCIA, seria a salvação do povo Israelita; (vs 6 as ovelhas perdidas da casa de Israel)
Por todo o capitulo 10 de Mateus, Jesus nos indica que SÓ pessoas comprometidas com seu Reino seriam capazes de desenvolver a tarefa do Reino; isso é muito sério mesmo!
AMAR a DEUS sobre TODAS as COISAS, nos implica a dizer que não devemos confundir os MEIOS pelos quais Jesus estabelece para desenvolvermos o ministério DELE, a saber, (uma pequena amostra dos meios): vs 9 “Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos;” como o Fim-último do meu ministério, como finalidade central do meu chamado ministerial. O chamado é de jesus, mas quem desenvolve o ministério sou eu e você, com o interventor o espirito santo;
1º) Amar a Deus sobre todas as coisas é coloca o REINO DE DEUS e sua justiça como prioridade, primazia e não como algo secundário;
2º) O que me motiva a fazer a obra do REINO não pode ser a família, a prata, o ouro, o qualquer outra coisa que não o SENHOR JESUS!
2 – Amar Ao Próximo Como A Ti Mesmo
Provérbios 17:17 Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
Quantos de nós estamos dispostos a amar o amigo em todo o tempo?
Quantos de nós na angustia do amigo estamos junto com ele?
João 15:12 – O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Você está disposto a amar o próximo como Cristo amou você, de forma incondicional?
Qual o preço que você paga para manter uma amizade verdadeira?
3 – Pessoas São Mais Importantes Que Coisas
a) Criamos um novo paradigma: não nos relacionamos mais com pessoas e sim com coisas ou através delas;
b) Os relacionamento interpessoais estão sendo monitorados e realizados através de redes sociais: (msn – face – celular –twitter)
Provérbios 16:28 – O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos.
Porque as redes sociais nos serve mais para denegrir que ajudar ?
Porque curtimos as desgraças mais que a misericórdia?
Porque não usamos o poder das redes sociais em favor do Reino de Deus?
João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Jesus foi nosso maior exemplo de como devemos nos comportar com um amigo
Publicado em 06/07/2013 12:38
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Herança - De acordo com a Palavra de DEUS ( e eu acredito ) a palavra herança aqui é colocada no sentido de LEGADO. Os filhos seriam, e o são, um legado dos pais para as demais gerações que viriam. Aqui nós vemos a preocupação, cuidado e zelo do SENHOR em manter e continuar as famílias por muitas e muitas gerações.
Fruto - Algumas vezes, dentro da Bíblia, somos comparados às árvores. O fruto aqui colocado é o milagre de DEUS em nossas vidas e, nesse caso, o próprio SENHOR permite que ele surja do nada. DEUS é tremendo!!!
Ventre - É o lugar onde uma nova vida começa a nascer, aos pouquinhos, no aconchego da mulher e, principalmente, no aconchego de DEUS. A Bíblia afirma que DEUS nos conheceu dentro do ventre de nossas mães, quando ainda éramos fetos ( Jeremias 1:5 ). Ele, o Todo Poderoso, nos visitou e nos conheceu primeiro. Que maravilha!!!
Galardão - É a recompensa, o prêmio que um casal pode receber de DEUS. E como tal, o filho deve ser tratado e cuidado com muito amor pelos seus pais. E é dever dos pais ensinar o caminho que o filho deve andar ( Provérbios 22:6 ).
Muitos casais não conseguem ter filhos. Na maioria das vezes o problema é com a mulher (esposa) que é estéril e não consegue engravidar. Outras vezes (em menor quantidade) o problema é com o homem (esposo) que é infértil e não consegue fecundar o óvulo. Em ambos os casos, não é possível gerar filhos legítimos para a família.
Existem 3 caminhos a seguir nessa situação:
1º Caminho – Os pais, que já entregaram seus caminhos ao SENHOR e Nele confiam, devem buscar ao SENHOR. Buscar em oração fervorosa com a boca no pó, buscar lendo a Palavra de DEUS, buscar em jejuns. A bíblia relata o caso de Ana, esposa de Elcana, que era estéril e, por isso, perseguida e humilhada por Penina todos os dias. E Ana orou ao SENHOR e o SENHOR ouviu e atendeu a sua oração ( 1Samuel 1:12-19 ).
DEUS é poderoso para fazer o milagre! Tão somente creia!
2º Caminho – Aquele em quem foi constatado o problema da infertilidade ( o esposo ou a esposa ) pode procurar um médico especialista no assunto e fazer um tratamento especial focado na geração de um filho. Esse tratamento, além de muito caro, não garante o resultado esperado. Pode dar certo ou não.
3º Caminho – Simplesmente o casal pode adotar um filho ( ou uma filha ). Basta procurar um orfanato, explicar a situação e buscar adotar uma criança. E os filhos adotivos têm o mesmo direito que os filhos legítimos. Temos na Bíblia alguns casos assim: Moisés, foi adotado pela filha de Faraó ( êxodo 2:10 ); Ester, foi adotada por Mardoqueu ( Ester 2:15 ) e, principalmente, JESUS, que foi adotado por José.
Seja qual for o seu caso, ame muito a seu filho ou filha. Ele é uma dádiva de DEUS para você. Ele é um milagre maravilhoso do SENHOR na sua vida. Não trate seu filho como uma coisa qualquer, pois ele não o é. Ele é um presente de DEUS para alegrar a sua vida e de toda parentela.
Nunca se esqueça de que seus filhos são herança e galardão do SENHOR para você. Agradeça a DEUS, todos os dias, pela alegria de ter um ou vários filhos.
Leia e medite no Salmo 127. A Bíblia afirma que os filhos, além de herança e galardão, são como flechas nas mãos do valente e bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.
Que DEUS venha realizar o seu sonho, em nome de JESUS.
Glórias e aleluias ao Todo Poderoso JESUS!
A fé inclui obediência a Cristo e à sua Palavra
01 de Julho de 20013
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Em Mateus 7.21 se lê: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus. Mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”
Cumprir a vontade de Deus é uma condição prévia essencial para a entrada no Reino dos céus.
A obediência à vontade de Deus, requerida por Jesus Cristo, é uma condição básica conducente à salvação, mas o Senhor Jesus Cristo também declara ser ela uma dádiva ligada à salvação dentro do Reino. Embora seja a salvação uma dádiva de Deus o cristão deve buscá-la continuamente; recebê-la e evidenciá-la mediante uma fé sincera e decidido esforço.
A fé inclui obediência a Cristo e à sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus e pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós. É a “obediência que provém da fé”, logo, fé e obediência são inseparáveis.
A fé salvífica sem uma busca dedicada à santificação é ilegítima e impossível. Esse fato é visto nas muitas exortações para que o servo de Deus mortifique o pecado e se apresente a Deus como sacrifício vivo. O cristão pode fazer a vontade de Deus e viver uma vida justa em virtude dessa dádiva, isto é, a graça e o poder de Deus e a vida espirirtual que lhe são comunicados continuamente mediante Cristo.
As escrituras declaram “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus… Porque somos feitura sua.” (Ef 2.8-10)
Deus sempre torna possível a prática da obediência que Ele requer de nós. Isso é atribuído à ação redentora de Deus. “Porque Deus é o que opera em nós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” A graça de Deus opera nos seus filhos, para produzir neles tanto o desejo quanto o poder para cumprir a sua vontade. Mesmo assim, a obra de Deus dentro de nós não é de compulsão, nem de graça irresistível.
A obra da graça dentro de nós sempre depende da nossa fidelidade e cooperação. Todavia, o dom da graça de Deus não anula a responsabilidade nem a ação humanas. O cristão deve corresponder positivamente ao dom divino da obediência, todavia ele é livre para rejeitar a graça de Deus, para recusar aproximar-se de Deus por meio de Cristo, e para recusar orar por uma vida de obediência e viver essa vida.
Devemos descobrir qual é a vontade de Deus, conforme revelada nas Escrituras. Como os dias que vivemos são maus, temos de entender qual a perfeita e agradável vontade de Deus.
Uma vez que já sabemos como Ele deseja como vivamos como cristãos, precisamos dedicar-nos ao cumprimento da sua vontade.
Devemos desejar, com sinceridade, à perfeita vontade de Deus, e ter o propósito de cumpri-la em nossa vida e na vida de nossa família.
Não podemos usar a vontade de Deus como desculpa pela passividade, ou irresponsabilidade, no tocante à sua chamada para lutarmos contra o pecado e mornidão espiritual.
A supressão da figura do proprietário do livro da vida no capítulo 17 do Livro do Apocalipse foi suficiente para que algumas pessoas se utilizassem do texto para introduzirem encobertamente a sua doutrina, enfatizando que, ‘desde a fundação do mundo’ há um livro que contém registrado o nome dos salvos, sugerindo a doutrina calvinista da eleição e predestinação.
“... cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo” ( Ap 17:8 )
Introdução
A abordagem de Apocalipse 17, verso 8 não se centra em um livro, antes na figura do Cordeiro de Deus. Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é o tema central do verso ( Jo 1:29 ; Ap 21:27 ).
A leitura do verso 8 do capítulo 17 de Apocalipse é simples: Ora, a bíblia só faz referência a um livro da vida, e este livro, por sua vez, pertence ao Cordeiro de Deus. É o ‘Cordeiro de Deus’ que foi morto desde a fundação do mundo, e não o ‘livro da vida’ que foi escrito desde a fundação do mundo.
Quando lemos: “... cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo” ( Ap 17:8 ), basta incluir no versículo a figura do proprietário do livro para desfazer a confusão que produz muitas interpretações equivocadas e falaciosas: o livro da vida do (pertence ao) Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Observe: “... cujos nomes não estão escritos no livro da vida (do cordeiro que foi morto), desde a fundação do mundo” ( Ap 17:8 ). Este verso faz a mesma abordagem do verso 8 do capítulo 13: “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.
Na língua grega, aquilo que é evidente no texto, ou o que já foi abordado anteriormente, ou, o que é facilmente subtendido, por uma questão de estilo de redação, geralmente é suprimido. No verso 8 do capítulo 17 houve uma supressão da figura do proprietário do livro (cordeiro), o que é facilmente deduzido, pois o livro pertence ao cordeiro "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro" ( Ap 21:27 ).
Mas, a supressão da figura do proprietário do livro foi suficiente para que algumas pessoas se utilizassem do texto para introduzirem encobertamente a sua doutrina, enfatizando que, ‘desde a fundação do mundo’ há um livro que contém registrado o nome dos salvos, sugerindo a doutrina calvinista da eleição e predestinação.
Através desta passagem bíblica, há quem procure dar sustentação à doutrina calvinista da predestinação e eleição sob o argumento de que Deus registrou os nomes dos salvos em um livro ‘desde a fundação do mundo’, determinando quem são os salvos, mas se esquecem de considerar que o próprio Deus assevera que apagará o nome daqueles que pecarem, apesar de já estarem inscritos no seu livro, o que depõe contra tal concepção doutrinária fatalista, determinista e mecanicista "Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro" ( Êx 32:33 ).
Aplicando princípios de interpretação
A primeira questão a se considerar ao interpretar Apocalipse 17 verso 8 é que se está analisando figuras. No aprendizado de uma nova matéria, a cognição do homem se dá por associação e acomodação, de modo que, Deus, ao transmitir uma ideia espiritual - que é completamente nova para o homem - utiliza figuradamente coisas pertinentes a este mundo dos para apresentar.
Ao observar o versículo 8 do capítulo 17 de Apocalipse, verifica-se que ele faz referência à ‘besta’, uma figura que representa o oitavo rei que pertence ao conjunto de sete reis e que vai a perdição ( Ap 17:11 ), de modo que a figura apresentada é para trazer à compreensão um mistério ( Ap 17:7 ).
Como a besta deste contexto é uma figura para fazer referencia a um rei, o livro que consta do mesmo verso também é uma figura, visto que é improvável que Deus possua ou necessite de um livro para conferir de nomes. Deus não precisa de livros ou de caneta para anotar informações.
Deus é onisciente, ou seja, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos d’Ele. Todas as coisas Ele conhece igualmente bem, quer seja no passado, no presente ou no futuro, tanto as que consideramos simples quanto as que consideramos complexas.
Ora, a visão de um livro remete o vidente à ideia de que todas as coisas são conhecidas por Deus, de modo que é impossível aos homens, ou a qualquer outro ser criado escapar da percepção dos ‘olhos’ de Deus.
Na bíblia não há em outras passagens bíblicas que faça referencia a um livro redigido antes da fundação do mundo. O que encontramos é referencias a Cristo, apresentado como o cordeiro de Deus, e que ele foi morto desde a fundação do mundo ( Ap 13:8 ).
As verdades bíblicas permeiam e ecoam por todas as Escrituras, de modo que as verdades bíblicas são repetidas de diversas maneiras em seus vários livros. Ora. Não há em outros livros qualquer alusão a um livro escrito na fundação do mundo, mas com relação ao Cordeiro foi anunciado por Moisés (Lei), pelos profetas, confirmado pelos apóstolos que Ele foi morto desde a fundação do mundo.
Embora a bíblia faça menção de um livro como figura, não há menção de um tempo ou de uma época em que tenha sido escrito, antes a referência é quanto à natureza do livro: livro da vida.
Para analisar o verso 8 de Apocalipse 17, o interprete tem que evitar certas ‘armadilhas’ na construção de um argumento dedutivo para não compor uma falácia.
Quando da análise de uma frase é imprescindível considerar:
a) denotação: sentido real, literal da frase, ou o estado de coisas que a frase afirma ser o caso;
b) conotação: a associação subjetiva, cultural e/ou emocional, que está para além do significado estrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito, ou seja, diz dos sentimentos, ideias ou emoções provocadas pela frase no auditor, e;
c) ênfase: refere-se ao grau de importância que o autor atribui aos diferentes elementos constitutivos da frase.
Ora, se o interprete desloca o grau de importância que o autor atribuiu a um elemento da frase, no caso em comento o cordeiro, para outro elemento constitutivo da frase que o interprete quer estabelecer, produzirá uma falácia.
Quando lemos: "A besta que viste era e já não é, e subirá do abismo, e irá à sua destruição. Os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá", duas figuras se destacam: a besta e o livro.
Apesar do verso 8 apontar estas duas figuras, vale destacar que o tema central do livro do Apocalipse é o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo-homem. A besta possui no texto uma importância relativa que contrasta com a importância maior, a do Cordeiro, por se opor a Ele ( Ap 17:14 ).
Se não fosse a figura central do Cordeiro, não haveria a necessidade de se fazer referencia a besta. De igual modo, se não fosse o Cordeiro de Deus, a quem pertence o livro da vida, não haveria razão de se fazer menção do livro.
O que o verso apresenta:
- Um estado de coisas que o versículo afirma ser o caso – o versículo afirma tão somente que o livro da vida pertence ao Cordeiro – denotação. Qualquer suposição que vá além desta ideia é espúria;
- Os sentimentos, ideias ou emoções provocadas pelo versículo – somente informa que os que não fazem parte do livro do Cordeiro são os que se admirarão ao verem a besta – conotação. Qualquer suposição que vá além deste núcleo de informação é espúria, e;
- A importância que o autor atribui aos diferentes elementos da frase - o evangelista João enfatiza o Cordeiro de Deus, e não da besta ou do livro, que dirá do tempo em que o livro foi escrito – ênfase.
Após as figuras e a ênfase, há um terceiro ponto a se destacar quando da interpretação deste versículo: na língua grega, aquilo que é evidente, ou o que já foi abordado no texto, o que é facilmente subtendido, por uma questão de estilo de redação, geralmente é suprimido.
A leitura do verso 8 do capítulo 17 de Apocalipse é simples, pois basta incluir no versículo a figura do proprietário do livro – o cordeiro de Deus - para desfazer a confusão que produz muitas interpretações equivocadas e as falácias.
Ora, a bíblia faz referencia a um único livro da vida, e este livro, por sua vez, pertence ao Cordeiro de Deus, de modo que o que ocorreu desde a fundação do mundo foi a morte do proprietário do livro, e não a escrita dos nomes no livro.
Quando lemos: “... cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo” ( Ap 17:8 ), temos que considerar que, as pessoas que habitam sobre a terra e que se admirarão vendo a besta são aquelas que não possuem o nome no livro da vida que pertence ao Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
O evangelista estava destacando as mesmas coisas abordadas anteriormente:
a) que os que habitam sobre a terra se admirarão vendo a besta;
b) que os que admiram a besta não estão inscrito no livro da vida, e;
c) que o livro da vida pertence ao Cordeiro morto desde a fundação do mundo “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” ( Ap 13:8 ).
Enquanto o vidente estava demonstrando que os que não estão escritos no Livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo se admirarão ao ver a besta, há quem considere que é o livro da vida que foi escrito desde a fundação do mundo.
Como um falácia é construída
Após ler o verso 8 do capítulo 17 do Livro das Revelações, que diz: “cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo” ( Ap 17:8 ), o Sr. Clóvis Gonçalves concluiu no artigo intitulado ‘Quando o livro da vida foi escrito?’ disponível na web, que “a expressão desde a fundação do mundo não significa ‘começando lá e continuando até o último convertido’. Mas se refere a algo que estava concluindo quando Deus lançou os fundamentos da terra, antes de criar o primeiro homem” Gonçalves, Clovis, Quando o Livro da vida foi escrito?, Artigo disponível na web.
Através deste artigo do Sr. Clóvis, demonstraremos como é pernicioso, alguém, com uma opinião formada, se achegar ao texto bíblico somente para afirmá-la. É um empenho sem valor ler e analisar um texto bíblico na língua grega somente com foco na gramatica, sem que o estudioso esteja disposto a abrir mão dos seus conceitos para absorver a ideia que o texto transmite.
Quando inicia a análise do versículo, o autor, de pronto estabeleceu que só existem duas possibilidades de se interpretar a passagem bíblica: “Há duas possibilidades aqui, interpretar a expressão como significando que os nomes de todos os salvos estavam registrados no Livro da Vida desde a fundação do mundo ou que o nome de cada pessoa é escrito quando o evangelista ora pelo decidido, pedindo a Deus que escreva o seu nome no livro da vida” Idem.
Por que ele vê somente estas duas possibilidades? Porque a visão dele é de que a doutrina calvinista e arminianista encerram qualquer discussão sobre o tema. Vale salientar que o autor do artigo citado é calvinista.
O Sr. Clovis inicia a sua argumentação, em prol do seu ponto de vista, dizendo que é significativo o fato do verso em comento abordar a questão dos que não tiveram os seus nomes registrados no livro da vida, contrastando com aqueles que possuem esse privilégio.
Em seguida, fez uma análise gramatical da frase em grego: "apo kataboles kosmou", que significa "desde a fundação do mundo", subdividindo os elementos do aposto, em preposição (desde), seguido de um substantivo (fundação) e o seu complemento (do mundo). Esta informação é verdadeira, porém, não é esta informação que torna válida a conclusão que ele fez no final do artigo.
Não é o fato de conhecer a língua grega e a hebraica que torna uma pessoa autoridade na interpretação das Escrituras, pois os escribas e fariseus conheciam as duas línguas e, mesmo inseridos no contexto cultural da época, foram inquiridos por Cristo por não entenderem a linguagem d’Ele "Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra" ( Jo 8:43 ).
Ser versado na língua grega ou hebraica não torna ninguém mestre e nem confere autoridade para expor a verdade do evangelho.
Embora a expressão ἀπὸ καταβολῆς κόσμου (apo kataboles kosmou – desde a fundação do mundo) seja comum no Novo Testamento e ocorre exatamente como em Apocalipse 17, verso 8 em outras seis passagens bíblicas, ela pode assumir valor distinto em função do contexto no qual ela foi inserida ( Mt 13:35 ; Mt 25:34 ; Lc 11:50 ; Hb 4:3 ; Hb 9:26 ; Ap 13:8 ).
A expressão ἀπὸ καταβολῆς κόσμου indica que algo está consumado, estabelecido, desde a fundação do mundo, mas, também pode, como em Lucas 11, verso 50, ser lida como uma realização gradual, sucessiva, progressiva, continua “Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado” ( Lc 11:50 ). A frase é inclusiva, demonstrando que será requerido o sangue de todos os profetas das mãos de uma geração específica: a geração má.
Vale salientar que, quando Jesus especifica: ‘desta geração’, a primeira ideia que vem a mente do interprete é de que Jesus estava fazendo referência ao espaço de tempo que separa cada grau de filiação, por causa do entendimento de que cada século compreende cerca de três gerações, porém, seria sem propósito Deus requerer o sangue dos profetas que fora derramados pelos pais das mãos dos filhos, sendo que o sangue dos profetas foi derramado sucessivamente desde os pais até os dias de Cristo.
Carece verificar que, quando Jesus diz ‘desta geração’, ele diz de uma ‘geração má’, ‘geração perversa’, ‘geração de Adão’, que contrasta com a geração dos filhos de Deus, com a geração dos que nasceram de novo, provenientes de uma semente incorruptível, que é a palavra de Deus, geração de Cristo.
A fala de Jesus era para tornar evidente que os filhos de Israel eram geração contumaz, rebelde, geração de Adão, contrastando com a semente que foi vaticinada pelos profetas que serviria a Deus, a geração proveniente da palavra de Deus "Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração" ( Sl 22:30 ); "Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)" ( Sl 24:6 ).
A argumentação com relação às outras passagens bíblicas quanto ao uso da frase ἀπὸ καταβολῆς κόσμου são pertinentes e encera a ideia de algo concluso, porém, não é causa determinante do significado da passagem de Apocalipse 17, verso 8.
O contraponto que o Sr. Clovis faz ao Pr. Ciro é pertinente, quando diz: “O pastor Ciro faz a sua tese depender da preposição ‘apo’ e não da expressão completa. Porém, a classe de palavra que tem tempo e modo é o verbo, e é para ele que devemos nos voltar se quisermos saber quando e de que forma algo ocorre. Devemos perguntar ao texto ‘o que [não] ocorreu antes da fundação do mundo?’ e a resposta é ‘nomes [não] foram escritos’" Idem.
Embora a leitura do Sr. Clovis tenha por base um dicionário de um lexicógrafo famosíssimo como o é o do Dr. Strong, não significa que a interpretação do contexto do capítulo 17 de Apocalipse seja a correta “O verbo ‘gegraptai’ está no tempo Perfeito e no modo Indicativo. O modo Indicativo, nos informa o Léxico Grego de Strong ‘é uma simples afirmação de fato. Se uma ação realmente ocorre, ocorreu ou ocorrerá, será expressa no modo indicativo’. Já o ‘Perfeito grego corresponde ao Perfeito na língua portuguesa, e descreve uma ação que é vista como tendo sido completada no passado, uma vez por todas, não necessitando ser repetida’" Idem.
Mas, como ler e interpretar Apocalipse 17, verso 8?
"A besta que viste era e já não é, e subirá do abismo, e irá à sua destruição. Os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá" ( Ap 17:8 ).
Para compreender Apocalipse 17 é necessário conhecer todo o livro das Revelações. O evangelista João não escreveu o livro de Apocalipse fracionado, pois o livro foi fracionado em capítulos e versículo muito tempo depois. Com isso quero enfatizar que o capítulo 17 deve ser interpretado dentro do contexto do livro, pois se a interpretação for feita a partir da análise de um único verso, resultará em erros.
Ao ler o livro de Apocalipse, verifica-se que os eventos narrados no capítulo 17 de Apocalipse, remetem a ideia que consta em Apocalipse 13, porém, o capítulo 17 sobressai em detalhes, nuances, sendo que o capítulo 13 é resumido, enxuto.
Outro ponto a destacar é que o evangelista viu uma visão. Ora, uma visão trabalha com figuras que podem ser interpretadas e descritas segundo a compreensão humana. Portanto, quando lemos que João viu o Livro da vida, não significa que nos céus há um livro de registro semelhante aos que há nos hotéis, ou semelhante a um livro de contabilidade de uma empresa.
A visão de um livro com nomes inscritos é um modo de o vidente ter acesso à ideia do que é a onisciência de Deus, pois não há outro modo cognoscível de se fazer referencia ao conhecimento de Deus. Se a visão fosse dada em nossos dias, possivelmente o vidente veria um computador, e não um livro. Por meio da visão do livro o apóstolo João demonstra que os que ao ver a besta ficaram admirados possuem um destino diferente dos que creem no Cordeiro de Deus.
A visão do Livro da vida foi um modo de o homem tomar conhecimento de algo que vai além da compreensão humana, permitindo ao homem um meio de considerar a onisciência de Deus, pois Deus não depende de livros, ou de consultar manuscritos para inteirar-se de algo.
Se o leitor atentar para o verso 8 de Apocalipse 13, verá que a frase ἀπὸ καταβολῆς κόσμου (desde a fundação do mundo) é idêntica:
"E todos os que habitam sobre a terra adorarão, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" ( Ap 13:8 )
"A besta que viste era e já não é, e subirá do abismo, e irá à sua destruição. Os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá" ( Ap 17:8 )
Sabemos também que o Cordeiro de Deus, que é Cristo, foi conhecido antes da fundação do mundo e manifesto aos homens na plenitude dos tempos "O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós" ( 1Pe 1:20 ).
Sabemos que o dia de salvação sobremodo oportuno é ‘hoje’, de modo que a salvação do indivíduo ocorre "hoje", ou seja, no tempo dos homens, e não na eternidade, quando o Cordeiro foi conhecido ( 1Pe 1:20 ; Hb 9:26 ; Jo 17:24 ). A exortação deve ocorrer durante o tempo que se chama ‘hoje’ ( Hb 3:13 ), e é isto que o apóstolo Paulo fazia: “E NÓS, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)” ( 2Co 6:1 -2). Os termos ‘aqui’, ‘agora’ é o mesmo que ‘hoje’, ou seja, a salvação não se deu ou foi determinada na eternidade, pois se assim não fosse, não seria necessário à exortação.
O Cordeiro de Deus é uma figura que remete a pessoa do ‘Eu Sou’ quando encarnado. Cristo, o Verbo encarnado, é preexistente, de modo que, Ele foi anunciado de antemão (verbo: προγινώσκω – proginóskó: pré-conhecimento, pré-ciência), porque é antes da fundação do mundo "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou" ( Jo 8:58 ).
Cristo foi pré-conhecido não no sentido de ‘saber acerca de’, e sim no sentido de ter sido anunciado de antemão pelos santos profetas "Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos" ( Tt 1:2 ) compare com: "O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós" ( 1Pe 1:20 ).
A ‘promessa’ que o apóstolo Paulo faz alusão a Tito diz do ‘conhecimento’ que o apóstolo Pedro anunciou aos cristãos da dispersão. O que foi anunciado de antemão pelos profetas acerca do Filho de Deus, que nasceu na casa de Davi, diz da ‘promessa’, do ‘conhecimento’ de Deus enquanto doutrina, e não da sua onisciência, que é saber plenamente bem acerca de todas as coisas “O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne” ( Rm 1:2 -3).
No verso 8 de Apocalipse 13, o evangelista João especifica que o Livro da Vida pertence ao Cordeiro “... no livro da vida do Cordeiro que foi morto...” ( Ap 13:8 ). Ele não trata de outro livro a não ser o Livro que pertence ao Cordeiro, Cordeiro este que foi morto desde a fundação do mundo.
Quando o mundo foi fundado por Deus, pelos eventos que haviam de suceder (queda da humanidade e redenção), a morte de Cristo foi estabelecida, daí a exposição de que o cordeiro foi morto na fundação do mundo, porém, Cristo foi manifesto na plenitude dos tempos.
A construção do texto de Apocalipse 17, verso 8 é semelhante a de Apocalipse 13, verso 8, porém, é mais rica em detalhes. No capítulo 13 o vidente aponta a admiração dos que residem na terra, já no capítulo 17 ele aponta a adoração destas mesmas pessoas. No capítulo 17 fica delineado que a destruição da besta está estabelecida, porém, apesar de prevista, a besta ainda não existia (não é), mas está para subir do abismo e será destruída.
Como o apóstolo escreveu anteriormente que o livro pertence ao Cordeiro de Deus e que Ele foi morto desde a fundação do mundo ( Ap 13:8 ), ao escrever no verso 8 do capítulo 17, ele deixou de mencionar expressamente o nome do Cordeiro de Deus, a quem o Livro da Vida pertence.
A visão doutrinária determinista, fatalista e mecanicista que o Sr. Clovis possui transtornou lhe a leitura, pois é comum na escrita grega a supressão de palavras e frases quando à lógica ou estrutura da frase permite.
Por exemplo: “ἐν τούτῳ γινώσκετε τὸ πνεῦμα τοῦ θεοῦ· πᾶν πνεῦμα ὁ ὁμολογεῖ Ἰησοῦν Χριστὸν ἐν σαρκὶ ἐληλυθότα ἐκ τοῦ θεοῦ ἐστιν, καὶ πᾶν πνεῦμα ὁ μὴ ὁμολογεῖ τὸν Ἰησοῦν ἐκ τοῦ θεοῦ οὐκ ἐστιν· καὶ τοῦτο ἐστιν τὸ τοῦ ἀντίχριστου, ὃ ἀκηκόατε ὅτι ἔρχεται, καὶ νῦν ἐν τῷ κόσμῳ ἐστὶν ἤδη - Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus (Cristo veio em carne – suprimido) não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo” ( 1Jo 4:2 -3).
No texto em grego o evangelista e apóstolo João demonstra que todo aquele que confessar que Jesus ‘o Cristo veio em carne’, pertence a Deus, mas, ao fazer referência àqueles que não professam a verdade demonstrada anteriormente, que o ‘Cristo veio em carne’, no grego ficam suprimidos o nome ‘Cristo’ e a frase ‘veio em carne’ (Χριστὸν ἐν σαρκὶ). A supressão de uma frase que ocorreu em Apocalipse 13, verso 8 é uma figura de construção por omissão (zeugma: consiste na omissão de um ou mais elementos de uma oração, já expressos anteriormente. A zeugma é uma forma de elipse), o mesmo tipo de supressão que ocorreu em 1João 4, verso 3.
A construção do Sr. Clovis é descabida por não ter considerado as nuances que envolvem as figuras de linguagem, construção e estilo que é próprio a todos os idiomas e as normas de interpretação que a própria bíblia apresenta.
Ao dizer que só há a possibilidade de duas interpretações de Apocalipse 17, verso 8, sendo a possibilidade que ele apoia a de ‘interpretar a expressão como significando que os nomes de todos os salvos estavam registrados no Livro da Vida desde a fundação do mundo’, ele desconsidera o que Deus diz: "E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro" ( Ap 22:19 ).
Se ele observasse as Escrituras, veria que afirmar a doutrina calvinista da predestinação e eleição através da figura apocalíptica do livro que pertence ao cordeiro é descabido, visto que outras passagens bíblicas deixam claro que Deus altera o conteúdo do livro conforme a resposta que o homens dá a sua palavra "MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" ( 1Tm 4:1 ).
O profeta Moises rogou a Deus que riscasse o seu nome do Livro da Vida, ou usasse de misericórdia para com o povo de Israel ( Ex 32:33 ), porém Deus instruiu Moisés dizendo que não riscaria o nome de Moisés e nem favoreceria os pecadores dentre o povo, pois Deus jamais transtornaria a sua natureza, santidade, justiça, equidade, para satisfazer o pedido de quem quer que fosse.
Todos os homens são pecadores, ímpios, por terem sido gerados segundo a semente corruptível de Adão ( Sl 58:3 ), o nome deles não se misturam com o daqueles que nasceram de novo ( Rm 5:18 ). Todos os homens quando abrem a madre, entram por uma porta larga (Adão), que dá para o caminho largo que os conduzirá a perdição, o que significa que ninguém que entra no mundo está predestinado ou foi eleito para salvação. Todos os homens se desviam de Deus desde a madre, e falam mentira desde que nascem, pois foram julgados e condenados em Adão, apenados com alienação de Deus e herdaram um coração mentiroso segundo o coração de Adão ( Rm 3:4 ).
Daí a acusação do apóstolo Paulo de que todos os homens são mentirosos, pois a boca dos homens fala segundo o coração que herdaram de Adão. Somente quando o homem nasce de novo é que há alegria nos céus por um pecador que se arrepende ( Ap 20:12 ).
Mas, com relação aos descrentes, a leitura correta da bíblia é que todos morreram porque pecaram, e pecaram porque um só pecou, portanto, são gerados e concebidos em pecado, iniquidade, sendo certo que ninguém nasce predestinado à salvação.